Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ESPERANÇA - A PRÁTICA DA ESPERA

"A TUA SALVAÇÃO ESPERO, Ó SENHOR" - Gn. 49:18
(Aos 33 heróis do soterramento no deserto de Atacama)

Neste último dia 13, o mundo se emocionou com o surpreendente resgate de 33 operários chilenos soterrados, a mais de dois meses, numa mina em Copiapó, no deserto de Atacama, no Chile, vivendo únicamente da Esperança de livramento. Considerados verdadeiros heróis, um a um foi recebido por familiares e amigos como que Renascidos para a Vida e marcando história com relatos de esperança e fé.
Aguardar é algo comum à vida humana; nem sempre, contudo, é algo fácil de se fazer.
A esperança nada mais é do que a prática da espera. Como cantou o salmista (Salmo 5): " de manhã te apresento a minha oração e fico esperando ". Esperança é, portanto, fruto de Fé.
Podemos esperar nesta vida muitas coisas: bens, relizações, saúde, emoções, fortuna, sucesso... Mas a sabedoria popular garante que a única certeza que na vida podemos ter é a da morte que nos aguarda. E é aí que entra o valor da esperança.
Jesus Cristo afirmou: (João 6:47) " Verdadeiramente vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna ".
Se para o homem comum a sua única certeza neste viver é da morte que o aguarda, para o Cristão sua esperança reside na promessa do Senhor de que Ressuscitaremos para um viver eterno com Deus.
Não se trata de vida meramente espiritual. O que a Palavra do Senhor revela é que ressuscitaremos no corpo para o nosso encontro com Jesus ( I Tessalonicenses 4: 13 a 16). É esperança de vida, e vida plena: corpo, mente e espírito.
Olho para o resgate destes 33 homens no Chile e vejo uma simbologia cristã do que isto revela: Mesmo ao homem soterrado em seus dilemas, enfermidades, pecados e trevas do coração, Cristo se revela como única Esperança de Vida.
Estes homens experimentaram momentos de grande expectativa; ansiedades e temores certamente lhes inundou o espírito. Suas esperanças olhavam para o alto; para o livramento que só poderia vir de cima. Não poderiam se apegar a mais nada senão à esperança de salvação que descesse até eles. Preces, pensamentos, desejos mais profundos do coração anelavam por salvação. E ela chegou até eles!
Esperança é a prática da espera. Nós esperamos na Promessa do Senhor.

Paulo Braga Silveira Junior
Outubro / 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário