Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O VELHO LEÃO, HOMEM MADURO

"Perece o leão velho, porque não tem presa..."    Jó 4:11



É madrugada na campina da existência... Sua caminhada é de aprendizado e de constante vigília.
Forte, atento, preparado, a todo instante prevalece a sua astúcia, seu conhecimento, e o Leão predomina sobre os demais.
Temido e respeitado, seu esforço se redobra no prover não só a sua subsistência como a de seus iguais, sob o seu cuidado e proteção. Eles dependem em tudo de sua energia e flexibilidade para driblar as armadilhas do destino e, desta forma, ganhar o alimento necessário.
Quando ele assim procede, ninguém o questiona! Ele é admirado por sua cria e é modêlo para as gerações seguintes.
A cada manhã que se aproxima ele colhe vivência! Isto lhe dá ainda mais força e ainda mais desenvoltura para cumprir o seu propósito. Seu rugido emudece os demais comentários... Ele sabe o que faz.
O dia caminha lento e o Leão, saciado e bem nutrido, descança à sombra do arvoredo. Seu olhar, contudo, se mantém atento no cuidar dos seus. É comum vê-lo apartando brigas de suas crias ou conduzindo-os pela vereda do aprendizado pois ele sabe que dependerão dessas lições para a própria sobrevivência no campo.
Os filhos o obedecem e se beneficiam de sua força e sabedoria. O Leão impera.
Logo vem a tarde e o sol começa e se pôr no horizonte... A vida é assim. 
O Leão sabe que suas forças já não são como antes... Seus passos se tornam lentos... Sua vista, cansada... Seus músculos, outrora vigorosos, começam a dar sinais de debilidade e de fraqueza.
No alarido do bando, suas crias já não prestam mais atenção a seus rugidos...
É mister sobreviver... E depender de fracos não é regra na selva da existência.
Assim, só resta ao Leão se resignar.
Para que o restante sobreviva, ele se aquieta... Não tem presa que não consiga se desvencilhar de seus ataques... Nem tem mais condições de disputar seu território. Só lhe resta aguardar o inimigo que se aproxima como se ele mesmo  fosse a oferenda do dia.
Em breve será apenas uma carcaça a mais pelo caminho.
Seu último olhar é sobre as crias que já se vão longe; sabe que um pedaço de si continua ali, na força dos mais jovens, nas lições aprendidas, na lembrança e nos sentimentos profundos!!!!
Dorme o sono da missão cumprida. Deixa que o Senhor da Mata o receba e continue a cuidar dos Seus.


Paulo Braga Silveira Junior
Janeiro/2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SÍNDROME DO FAROL VERMELHO

“E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa”.  Hebreus 6:15

Aguardar o tempo certo para prosseguir; prevenir acidentes; obedecer preceitos; resguardar valores; valorizar a vida!!...
Esses são alguns dos ensinamentos comuns aos cidadãos dos grandes centros. No caos diário da vida urbana, tais ensinamentos são disponibilizados a todos ainda na mais tenra idade.
A vida nos propõe uma sequencia de atividades e escolhas com as quais teremos de conviver com a necessidade de aguardar o tempo certo, o momento adequado, o instante mais propício. Descuidar-se disto pode exigir um pagamento caro; muita vez, com a própria vida.
No dizer do sábio: “tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do sol”. (Eclesiastes 3)
Mas... Como é difícel aguardar!
Tendemos a sair na frente; a avançar o sinal... Buscar nos desvencilhar daquele momento de estagnação. Esperar pela resposta de Deus, então...
Abraão é o pai da fé! Até mesmo ele, diante da promessa, não se conteve e avançou o sinal! Na busca pelo cumprimento da Palavra do Senhor (Genesis 12), Abraão se adianta... Toma da sua concumbina e tenta antecipar os propósitos de Deus.
Pagamos o preço dessa impaciência de Abraão até nos dias de hoje.
É certo que o Criador tem um propósito para toda e qualquer situação do nosso viver. Ele, em sua Oniciência, sabe como, quando e porque de termos de esperar. Nunca se engana nisso.
Foi preciso tempo para que Abraão entendesse os propósitos do Senhor, seu Deus, e passasse a aguardar com determinação o cumprimento da promessa.
Avançar o sinal em nada nos ajuda.
Como dizia um querido amigo de Banespa: “no final tudo termina bem; se não está bem é porque ainda não terminou”.
Aguarde o sinal abrir!!! É a única chance de se alcançar a promessa.

Paulo Braga Silveira Junior
Janeiro / 2011