Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

JEJUM – SEU SENTIDO BÍBLICO



Devemos, primeiramente, entender que não existe nenhuma referência sobre Jejum ou Jejuar em todo o Pentateuco (5 livros da Lei Mosaica), o que por si só denota não ser uma exigência de Lei.
O Jejum pode ocorrer de duas formas:
a) Involuntariamente
b) Voluntariamente
Como referências de Jejum na forma involuntária encontramos 4 exemplos típicos:
1) Moisés (êxodo 34:28 quando estava diante de Deus reescrevendo as Táboas da Lei)
2) Elias (I reis 19: 4 a 8 quando, fugindo de Jezabel, caminhou pelo deserto por cerca de um dia inteiro)
3) Jesus (Mateus 4:1 e 2 quando Cristo aguardava a tentação)
4) Paulo (II Coríntios 6: 4 a 10 quando o apóstolo passou por necessidades, inclusive de recursos de alimentação).
O Jejum voluntário é por razões religiosas e tem por FINALIDADE:

Humilhar a alma – Salmo 35 : 13 – “e humilhava a minha alma com Jejum”

Salmo 69 : 10 – “castigo com jejum a minha alma”.

Buscar Misericórdia - II Samuel 12 : 22 – “jejuei e chorei, porque pensava: quem sabe se o Senhor se compadecerá de mim”.
O verdadeiro significado do Jejum que Deus espera que façamos está descrito em todo o Capítulo 58 de Isaías e sobressai o seguinte argumento:
“o jejum que escolhi é: soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras do jugo, deixes livres os quebrantados e despedaces todo jugo. Repartas o teu pão com o faminto, recolhas em casa os pobres desterrados, cubra o desnudo e não te escondas do teu próximo”.
O Jejum, porque denota a necessidade de graça e de misericódia, não era praticado pelos Discípulos, uma vez que estavam “em festa” na presença do “noivo” (Jesus) conforme os textos de Mateus 9 : 14 e 15 = “Podem estar tristes os convidados enquanto o Noivo está com eles?” e o de Lucas 5: 33 a 35 = “Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento enquanto o noivo está com eles?”
Os apóstolos usaram o expediente do Jejum quando viram a necessidade de buscar a Orientação do Espírito para questões crusciais como o envio de Missionários (Atos 13:3) e escolher representantes junto à igreja (Atos 14 : 23) deixando o legado que, em questões assim, devemos nós também nos humilhar e reconhecer que nada somos e que nada temos de útil com o que servir a Deus. Sómente a Sua escolha poderá no capacitar para o serviço na obra que Ele determinar.
Este é o sentido bíblico do Jejum; a ele atentemos nós.

Paulo Braga Silveira Junior
Maio / 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário