Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

terça-feira, 28 de junho de 2011

" PONTO NEGRO "

 


Certo dia, um professor entrou na sala de aula e disse aos alunos para se prepararem para uma prova relâmpago. Todos se sentiram assustados com o teste que viria.
O professor entregou, então, a folha com a prova virada para baixo, como era de costume...
Quando puderam ver, para surpresa de todos, não havia uma só pergunta ou texto, apenas um ponto negro no meio da folha.
O professor, analisando a expressão surpresa de todos, disse:
- Agora vocês vão escrever um texto sobre o que estão vendo.
Todos os alunos, confusos, começaram a difícil tarefa. Terminado o tempo, o professor recolheu as folhas, colocou-se na frente da turma e começou a ler as redações em voz alta.
Todas, sem exceção, definiram o ponto negro tentando dar explicações por sua presença no centro da folha.
Após ler todas, a sala em silêncio, ele disse:
- Esse teste não será para nota, apenas serve de aprendizado para todos nós. Ninguém falou sobre a folha em branco. Todos centralizaram suas atenções no ponto negro. Assim acontece em nossas vidas. Temos uma folha em branco inteira para observar, aproveitar, mas sempre nos centralizamos nos pontos negros. A vida é um presente de DEUS, dado a cada um de nós com extremo carinho e cuidado. Temos motivos pra comemorar sempre. A natureza que se renova, os amigos que se fazem presentes, o emprego que nos dá sustento, os milagres que diariamente presenciamos. No entanto, insistimos em olhar apenas para o ponto negro. O problema de saúde que nos preocupa, a falta de dinheiro, o relacionamento difícil com um familiar, a decepção com um familiar, a decepção com um amigo. Os pontos negros são mínimos em comparação com tudo aquilo que temos diariamente, mas são eles que povoam nossa mente.
Pense nisso. Tire os olhos dos pontos negros da sua vida. Aproveite cada bênção, cada momento que Deus lhe dá. Creia que o choro pode durar até o anoitecer, mas a alegria logo vem no amanhecer. Tenha essa certeza, tranqüilize-se e seja feliz!


(Colaboração enviada por JOSIAS SILVÉRIO DOS SANTOS)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

"VI-VER"

"deixando as coisas que para trás ficaram, prossigo para o alvo, para o premio da soberana vocação em Cristo Jesus" - Filipenses 3: 13 e 14

Talvez tenhamos nós a alegria
de ter os olhos d'alma bem abertos;
de compreender que a vida, em rumos certos,
nos tráz, ao coração, sabedoria!

     Eu mesmo descobrí que morreria
     feliz porque já ví pelos desertos
     as flores perfumando os desafetos
     e, pelo amor, os céus contemplaria.

Já ví! Por isso posso partilhar
que Ver é descobrir, é contemplar...
Vi-Ver é dom que tive e que repasso.

     Assim, vivendo eu e aprendendo,
     eu deixo o que Viví ser referendo
     das coisas que Verei e que congraço.


Paulo Braga Silveira Junior
Junho / 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

PAI, COMEÇA O COMEÇO!


Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - "pai, começa o começo!". O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.

Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, "começar o começo" de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas "tangerinas" são outras. Preciso "descascar" as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para "começar o começo" era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
"Pai, começa o começo!". Ele não só "começará o começo", mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: "Pai, começa o começo!".

ANÔNIMO (COLABORAÇÃO DE CLAUDETE AMARAL BUENO)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

DEUS É BOM!

“A ninguém chameis de bom. Bom só existe um que é Deus”
(LUCAS 18:19)
Uma das histórias mais comentadas dos textos bíblicos é a parábola do filho pródigo (Lucas 15). O retrato triste e desesperador de um jovem que, na insensatez adolescente, deixa a casa dos pais e se aventura na escola da vida desprovido de temor e de consideração. Leva consigo a sua herança recebida em vida, o que, por si só, fere as ordenanças divinas (Provérbios 20:21)
A atitude paternal é exaltada e reflete a maneira amorosa como todos nós somos acolhidos nos braços do Pai celestial, em qualquer situação, quando nos voltamos para Ele genuinamente arrependidos e conscientes de nossos erros e deslizes.
Mas, a figura do “bom”  filho nem sempre é citada no seu genuíno contexto e valor.
Para o leitor entender melhor a minha linha de pensamento, deve recorrer ao texto bíblico de Lucas 18:19 onde Jesus Cristo afirma textualmente: “ A ninguém chameis de bom. Bom só existe um que é Deus”.
Desta forma, julgar-se “bom” como filho exemplar, que cumpre com suas obrigações, que respeita os pais, que se esforça e se esmera por não dar problemas ou preocupações, não faz de ninguém uma pessoa especial. Os que agem assim não estão fazendo nada mais do que sua obrigação como filhos. É dever. É obrigação filial.
Conseqüentemente, ninguém deve esperar um tratamento melhor ou diferenciado em razão desta postura. É o que a parábola do filho pródigo deixa claro. Porque estava sempre ao lado do pai, cumprindo suas obrigações, o filho achou que “merecia” uma festa para si. Da mesma forma que vemos muitos cristãos se vangloriando de serem “bons” porque estão sempre ao lado de Deus, em “suas casas”  esparramadas por esse mundo afora, porque trabalham na seara, porque são dizimistas, porque não perdem cultos, porque participam de adoração, etc... etc... etc... Equivocadamente acham que “merecem” algo especial.
Bom só existe um, que é Deus!
Nada há, genuinamente, no ser humano, por si só, que seja visto como bom. Somos todos pecadores, carentes da mesma graça e da mesma misericórdia de Deus.
Mas, o “filho bom”  não se alegrou com o regresso de seu irmão. Na similitude, vemos muita gente que se autodenomina cristã quase que pedindo para que Deus deixe seus irmãos queimarem no fogo eterno do inferno. “Afinal, eles não fazem nada do que eu faço...”, pensam.
O amor expresso na parábola deve ser entendido e assimilado. Deus é a fonte de amor, de perdão e de reconciliação. Qualquer benevolência é fruto da Sua essência Divina, e não de obras ou de decisões humanas.
Deus é bom. Portanto, só a Ele seja dado Louvor, e Honra e Glória.

Paulo Braga Silveira Junior
Junho / 2011