"PORQUE EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO E ESTOU BEM CERTO DE QUE É PODEROSO PARA GUARDAR O MEU DEPÓSITO ATÉ O DIA FINAL"
2 Timóteo 1: 12
Nem sempre a vida nos é compreensível!
Há momentos em que, sinceramente, a vida é complicada e estranha. Quem há que nunca tenha experimentado um instante de indignação, de revolta, de desespero ou agonia???
O grande segredo da vida está em não perder o foco nos fatos que ainda estão por vir, no enredo programado pelo Criador desde a fundação do mundo.
Nos personagens bíblicos, há alguns deles de especial relevância para meu viver.
Eu olho para um Noé, completamente desajustado para os padrões de sua época, construindo uma imensa embarcação, no seco, aguardando uma chuva em que ele não poderia garantir simplesmente de olhar para as nuvens no céu, e vejo um homem, de certa forma, tão confuso quanto eu diante de certos dilúvios que me são anunciados pelos meus contemporâneos.
Noé precisou focar seu coração em algo além das expectativas humanas; fora da compreensão científica; adiante em sua compreensão intelectual. E ali firmou sua âncora.
Jó é outro personagem de especial importância para mim.
Ele tinha tudo sob controle, confiado em sua capacidade administrativa e humana. Era um vencedor! Seus contemporâneos podiam ver nele um homem realizado e feliz.
Subitamente, tudo lhe é tirado. O mundo desmorona. Seus alicerces de vida se abalam profundamente.
Jó se vê pressionado pelos argumentos ao seu redor, dos que presenciavam sua agonia. Não lhe resta alternativa a não ser questionar os desígnios de Deus. E ele assim faz.
Adoro a resposta de Deus a Jó.
“Ele” não lhe dá a menor referencia ao presente, mas se volta para o Poder da Criação e a Majestade e Soberania de quem tem tudo sob controle e autoridade. Jó entende o recado.
Este Patriarca tinha algo em especial. Em suas próprias palavras: “Porque eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus.” (Jó 19:25-26), Jó dá testemunho de que sua vida se guiava pelo que ainda está por vir. No amanhã. Na promessa do Senhor!
Concluo com as experiências do apóstolo Paulo. Este servo do Senhor tem a vida dividida claramente em duas fases: uma, de conhecimento das coisas de Deus equivocado e presunçoso. A outra, completamente em conformidade com o querer do Senhor.
Paulo fora testemunha do martírio de Estevão. (E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo – Atos 7: 58). Ele perseguia a igreja por ter lá suas próprias convicções. Sua intelectualidade e conhecimento, contudo, eram desfocados e equivocados. Nessa fase, Paulo tinha poder e autoridade.
Após a experiência na estrada de Damasco, temos um Paulo destituído de seus privilégios. Torna-se um homem de vida conturbada, entregue a naufrágios, perseguições, enfermidades, prisões, fome e nudez.
Esta mescla de vivência e de envolvimento com o Conhecer a Cristo é que vem dar formato e estrutura ao apóstolo de forma a que ele possa afirmar tão categoricamente, em 2 Timóteo 1:12: “Porque eu sei em quem tenho crido”!
Olhos no futuro. Esperança na promessa. Convicção em fatos que não se vêem.
Aprendo com eles, e no meu próprio viver posso afirmar: eu sei em quem tenho crido!Paulo Braga Silveira Junior
Outubro - 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário