Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

segunda-feira, 29 de março de 2010

MARYELLEN E O SABER OUVIR

O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos ao conselho.” Provérbios 12:15

Maryellen é aluna do 3º ano do Ensino Médio em escola pública de Campinas.
Menina simples, hoje com 17 anos, buscou conforto na Palavra de Deus aos 12 anos quando seus pais se separaram e sua mãe teve de sustenta-la trabalhando em loja de uma grande empresa de Eletrodomésticos.
Com apôio de irmãos da Igreja Batista local, Maryellen conheceu o Evangelho e abraçou a vida de fé em nosso Senhor, Jesus Cristo.
Aluna dedicada, prestou atenção às aulas de Matemática e aos conselhos de sua professora, no ano passado, quando ainda cursava o 2º ano. A docente incentivava os alunos de sua classe a cursarem um projeto da rede estadual que prepara jovens para se profissionalizarem oferecendo-lhes ensino de informática, administração, economia, inglês, prestando-lhes, ainda, noções de postura profissional, ética, atendimento telefônico, enfim... Formando o jovem para o ingresso no mercado de trabalho.
Dos 120 alunos que ouviram a mestra, apenas Maryellen seguiu o conselho recebido. Fez o curso sugerido. Ao final do período prestou um Concurso para estagiário de importante órgão público da área de securidade social, obtendo o 1º lugar.
Hoje, a jovem estudante percebe um salário de R$ 1.200,00 por 4 horas de trabalho diário, mais R$ 300,00 de Vale Refeição além do vale transporte e pode, assim, ajudar a mãe nas despesas domésticas.
Verdadeiramente, sábio é aquele que dá ouvidos a conselhos.

A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA IGREJA

O conceito de Igreja tem duas conotações:
1- como “EKKLÉSIA”, ou seja, ajuntamento / reunião.
2- No sentido de indivíduo portador do Espírito Santo de Deus

Como Ekklésia, os estados da Grécia se referiam à reunião dos cidadãos convocados à assembléias legislativas ou para outros fins (como narrado em Atos 19: 23 a 40, por exemplo). A partir deste conceito, os escritores sagrados empregam esta palavra (Ekklésia) para designar uma comunidade que “reconhece o Senhor Jesus Cristo como Supremo Legislador”, e que se consagram para adoração religiosa. (Dicionário da Bíblia – John D. Davis).
Igreja, no sentido de portadores do Espírito, encontra base em II Coríntios 6:16 – “Porque somos Santuário do Deus vivo” e “no qual também vós, juntamente estais sendo edificados para Habitação de Deus no Espírito” – (Efésios 2:22).
Chamados a compor a Grande Família de Deus, como pequeninos grãos de areia da praia, recebemos a alegria de um viver em Novidade de Vida. Fomos escolhidos pelo Senhor e vocacionados para serví-Lo em Espírito e em Verdade.
Assim, separados para Deus, como Igreja, devemos nos manter também “separados” das coisas mundanas (II Coríntios 6: 14 a 18).
Nós representamos o Reino de Deus na terra. Sendo “embaixadores em nome de Cristo” (II Coríntios 5:20), o nosso proceder individual deve espelhar Aquele a quem representamos. Por isso é relevante a Educação Cristã na Igreja que nos ensina:
a) Procedimento no Lar – I Pedro 3: 7 a 11
b) Procedimento na Sociedade – I Pedro 2: 11 a 17
c) Procedimento na Igreja – I Pedro 4: 7 a 11
d) Procedimento na Grande Família – Tito 2: 1 a 10

Nosso viver como Cristãos deve “Proclamar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9) em todos os sentidos, a cada dia, em toda oportunidade.
Somos Testemunhas do amor de Deus, das suas misericórdias que se renovam a cada manhã, dos Seus poderosos feitos, da Sua Grandeza e compaixão.
Como seres educados no Senhor Jesus, nós nos alegramos à semelhança do ensinado em Jeremias 9:24, “em conhecer e saber que Cristo é o Senhor e que faz misericórdia, juízo e justiça na terra”, porque estas coisas agradam ao Senhor.
Façamos como nos ensina a Palavra. Vivamos a novidade de vida que nos está proposta com a alegria daqueles que Conhecem o seu Senhor e Rei e que o proclamam em Espírito e em Verdade.
Aleluia! Amém

terça-feira, 23 de março de 2010

EDUCAÇÃO CRISTÃ NA VIDA ESPIRITUAL

A educação Cristã na vida espiritual obedece ao princípio de João 4: 24 onde aprendemos que “Deus é Espírito e importa que os seus adoradores o adorem em Espírito e em Verdade”. O homem chamado por Deus para ser um cristão tem o seu interior mudado pelo poder do Espírito; essa mudança se faz sentir no seio da família, mas requer um amadurecimento e um crescimento que ocorre unicamente por conta do relacionamento Pessoal entre Criador e Criatura.
Essa novidade de vida, o descobrir a Deus, o ampliar a visão que temos desse Senhor amoroso e presente, nos coloca em alguns dilemas pessoais, posto que o homem ainda é carnal e sua natureza pecaminosa ainda habita o seu ser.
Romanos 7: 14 a 25 fala deste conflito entre o querer fazer o bem e não conseguir; o texto nos ensina que há duas naturezas na vida humana, a carnal e a espiritual, que se diferem entre si.
Paulo, escrevendo a sua primeira carta aos coríntios, nos fala no capítulo 2, versos 6 a 16, que Deus mesmo nos revela, espiritualmente, os segredos do Seu coração e vai nos habilitando a compreender os Seus caminhos e a Sua vontade. Ao adquirirmos uma mente tal qual a do próprio Cristo, vamos percebendo no nosso dia a dia qual caminho seguir e por onde andar de forma a estarmos em perfeita harmonia com o querer de Deus.
Esse processo de crescimento é natural e difere de pessoa para pessoa. Erra, portanto, todo aquele que julga a seu irmão por ele não estar no mesmo patamar de Conhecimento de Deus ou de aperfeiçoamento cristão. Cada um é cada um! Cada ser tem o seu momento e o seu crescimento se deve à sua própria e individual comunhão com o Senhor. (I Cor. 3: 1 a 3).
O Crescer Espiritualmente, portanto, é uma parte da novidade de vida cristã que pertence a cada servo do Senhor e que deve ser respeitada e admirada por todo o Corpo como parte integrante de um processo maravilhoso realizado pelo próprio Senhor Jesus.
Graças a Deus por isso.

quarta-feira, 17 de março de 2010

A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMILIA

A educação cristã na família é uma das mais interessantes oportunidades de percebermos a Novidade de Vida que o viver com Cristo nos propicia.
Viver o cristianismo em família requer algumas regras que principia com a Grande Comissão, em Atos 1:8, quando somos chamados a sermos TESTEMUNHAS de Cristo; vale dizer que começamos tal testemunho dentro de nossos próprios lares.
Josué foi orientado a marcar um acontecimento atípico, qual seja, a travessia do rio Jordão, levantando um marco de pedras para que as gerações futuras, distantes do fato em si, ao observarem o amontoado de pedras viessem a tomar conhecimento do que Deus havia feito ao Seu povo ali, quando o fez passar a seco pelas águas do rio. Tais pedras serviriam de testemunho aos futuros membros da família. (Josué 4: 1 a 7)
Assim é com o crente em seu lar; ele é um marco das maravilhas que Deus opera em seu viver.
Tal testemunho, contudo, deve ser embasado e amparado pela Vontade de Deus. Para isso, mister se faz que recorramos à Palavra de Deus, a bíblia, como única fonte de regra e de prática para o viver do homem. É a palavra do Senhor que vai nos nortear na educação de nossos filhos, no nosso relacionamento conjugal, etc...(Efésios 6:4, por exemplo).
Como resultado prático deste testemunho, veremos filhos que, quando crescerem, não se apartarão do caminho reto; cônjuges incrédulos que passarão a ter parâmetros do que seja o cristianismo pelo próprio convívio com o crente; e até mesmo seus empregados domésticos poderão ser alcançados pela alegria que é um viver renovador, uma verdadeira Novidade de Vida, revelada pelo crente em seu convívio familiar.
A educação cristã em família é a semente de uma sociedade mais justa e mais equitativa; um futuro mais alegre e feliz; uma esperança para um mundo tão conturbado e perdido.

terça-feira, 9 de março de 2010

EDUCAÇÃO PESSOAL

“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” Sl. 32:8

Conhecer a Deus é o que nos leva a descobrir a alegria de uma novidade de vida. A cada passo com Jesus, a cada manhã, em cada momento de nossas vidas, prazerosamente vamos descobrindo particularidades deste relacionamento único, criatura e criador.
Conhecer a essência Divina é tão maravilhoso que é comparado com a própria satisfação da Vida Eterna, como nos ensina a Palavra:
“E a vida eterna é essa; que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” João 17:3
Quando pensamos na vida que nos aguarda, no porvir, devemos incluir a expectativa da qual já nos apropriamos hoje, de que teremos a imensa alegria de Conhecer intimamente ao nosso Senhor e Redentor, numa satisfação que não tem fim, e que só nos completa como indivíduos.
Portanto, quando permito essa Comunhão diária com o meu Senhor, já começo, aqui, a desfrutar da Vida Eterna que a Sua vida e obra me garantem.
Somos desafiados a conhecer a Jesus em Sua Palavra: “Provai e vede que o Senhor é bom.” Sl. 34:8
É esse descobrir Deus que nos Educa na vida Cristã, que nos aprimora como Cidadãos do Reino, que nos faz pessoas melhores nos relacionamentos e diante do dom da vida. É um ato pessoal que não deve permitir a interferência de mais nada. Basta, por si só, o ouvir a Palavra deixada pelo Espírito por meio dos profetas e buscá-Lo em nosso coração, em Espírito e em Verdade.
E o Senhor nos instruirá e nos ensinará o Caminho que temos a seguir.