O conceito de Igreja tem duas conotações:
1- como “EKKLÉSIA”, ou seja, ajuntamento / reunião.
2- No sentido de indivíduo portador do Espírito Santo de Deus
Como Ekklésia, os estados da Grécia se referiam à reunião dos cidadãos convocados à assembléias legislativas ou para outros fins (como narrado em Atos 19: 23 a 40, por exemplo). A partir deste conceito, os escritores sagrados empregam esta palavra (Ekklésia) para designar uma comunidade que “reconhece o Senhor Jesus Cristo como Supremo Legislador”, e que se consagram para adoração religiosa. (Dicionário da Bíblia – John D. Davis).
Igreja, no sentido de portadores do Espírito, encontra base em II Coríntios 6:16 – “Porque somos Santuário do Deus vivo” e “no qual também vós, juntamente estais sendo edificados para Habitação de Deus no Espírito” – (Efésios 2:22).
Chamados a compor a Grande Família de Deus, como pequeninos grãos de areia da praia, recebemos a alegria de um viver em Novidade de Vida. Fomos escolhidos pelo Senhor e vocacionados para serví-Lo em Espírito e em Verdade.
Assim, separados para Deus, como Igreja, devemos nos manter também “separados” das coisas mundanas (II Coríntios 6: 14 a 18).
Nós representamos o Reino de Deus na terra. Sendo “embaixadores em nome de Cristo” (II Coríntios 5:20), o nosso proceder individual deve espelhar Aquele a quem representamos. Por isso é relevante a Educação Cristã na Igreja que nos ensina:
a) Procedimento no Lar – I Pedro 3: 7 a 11
b) Procedimento na Sociedade – I Pedro 2: 11 a 17
c) Procedimento na Igreja – I Pedro 4: 7 a 11
d) Procedimento na Grande Família – Tito 2: 1 a 10
Nosso viver como Cristãos deve “Proclamar as virtudes dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9) em todos os sentidos, a cada dia, em toda oportunidade.
Somos Testemunhas do amor de Deus, das suas misericórdias que se renovam a cada manhã, dos Seus poderosos feitos, da Sua Grandeza e compaixão.
Como seres educados no Senhor Jesus, nós nos alegramos à semelhança do ensinado em Jeremias 9:24, “em conhecer e saber que Cristo é o Senhor e que faz misericórdia, juízo e justiça na terra”, porque estas coisas agradam ao Senhor.
Façamos como nos ensina a Palavra. Vivamos a novidade de vida que nos está proposta com a alegria daqueles que Conhecem o seu Senhor e Rei e que o proclamam em Espírito e em Verdade.
Aleluia! Amém
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário