Translate


"QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE"

QUE AS MENSAGENS AQUI INSERIDAS POSSAM CUMPRIR O SEU PROPÓSITO DE ENALTECER E PROCLAMAR AS VIRTUDES DAQUELE QUE NOS CHAMOU DAS TREVAS PARA A SUA MARAVILHOSA LUZ.

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO

AO SENHOR DA RESSURREIÇÃO
Todo o nosso louvor e gratidão hoje e sempre.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

" ESCONDIDO "

“NADA HÁ ENCOBERTO, QUE NÃO VENHA A SER REVELADO; NEM OCULTO, QUE NÃO VENHA A SER CONHECIDO”


Mateus 10: 26

     As pilhas de roupas estavam devidamente organizadas em seus lugares no início do expediente. Porém, no transcorrer do dia, o manuseio pelos clientes tornavam tudo uma imensa bagunça.
       A minha função era reorganizar tudo, para que todos pudessem visualizar as mercadorias com maior facilidade.
       Quando eu percebia uma banca muito bagunçada, imediatamente me dirigia a ela na atenção de cumprir bem a minha função. Não demorou muito para constatar um fato corriqueiro: A razão das tables ficarem de pernas para o ar, quase que na totalidade das vezes, se dava em razão de alguns clientes procurarem ocultar mercadorias que não mais queriam comprar, peças que desistiam de adquirir por terem encontrado outra de seu agrado, e eram escondidas ali porque eles não mais sabiam de onde vieram, ou porque tinham preguiça de levar ao setor responsável, ou simplesmente por descaso mesmo.
       Enfiavam tudo debaixo de uma pilha e, ainda por cima, puxavam outras pilhas de roupas por cima para esconderem as mercadorias que não mais queriam. Conclusão: bancas bagunçadas e desorganizadas. Serviço para o Paulo Braga!
        Embora não houvesse, por parte da empresa, nenhuma atitude para com os bagunceiros, nenhuma forma de penalizar a desarrumação intencional que faziam, assim mesmo agiam às ocultas, sem se lembrarem de que, acima deles, havia câmeras de segurança gravando tudo e sendo monitoradas, o tempo todo, pelos seguranças da loja.
        Quando cometemos nossos deslizes e pecados, geralmente nossa tendência é esconder isso, de nós mesmos, dos outros que amamos, ou mesmo da sociedade como um todo. Procuramos “disfarçar” a atitude errada acobertando-a de alguma forma para não sermos “pegos” com aquilo. Esquecemos que, acima de nós, há um Deus que a tudo vê e que um dia fará com que o que está oculto seja revelado. Que monitora o agir dos homens em sua Onisciência e Onipresença.
          Assim como na loja sempre há um setor que pode receber as mercadorias que não mais queremos e volta-las ao lugar sem problemas, também podemos nós confiar a Deus o que pensávamos em esconder para que Ele, na sua Graça, tome o proceder correto que a situação exige. Desta forma, nada em nós ficará oculto e virá nos envergonhar um dia.
          Ao contrário: Deus nos apresentará diante do Seu povo como justificados em Cristo Jesus, e nada haverá para que o acusador use contra nós.

Paulo Braga Silveira Junior – Dezembro/2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

" A VERDADEIRA ALIANÇA "

“Eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência.”

Gn. 9: 9


Firmar uma aliança.

A ideia que nos vem à mente é a de casamento. Um elo entre duas pessoas, que inclui o compromisso com a descendência. Para tal, é preciso que haja firme propósito de fidelidade e mútuo amor.

Agora imagine firmar uma aliança com quem não é fiel, nem amoroso, nem comprometido com seus ideais e expectativas!

Você assumira um compromisso, uma aliança com essa pessoa?

O que entendemos por amor entre um casal não chega nem de perto ao verdadeiro significado do que ele realmente é.

O amor não procura seus próprios interesses (I Cor. 13). Não se ressente do mal. Tudo espera, tudo sofre, tudo crê...

Sendo assim, é muito difícil encontrarmos uma aliança firmada, realmente, em amor.

O verdadeiro exemplo de pacto, de aliança firmada em amor, é entre os homens e Deus.

Todo pacto... Toda aliança firmada entre Deus e os homens se rompeu de forma unilateral. Somos sempre nós, humanidade, que decepciona, que é infiel, descompromissada, indiferente, desapegada do amor.

Não cumprimos com nossos votos de casamento!

No entanto, Deus escolheu dentre nós a sua Noiva... E firmou perpétua aliança... E prepara a cerimonia de casamento, confiado de que a sua presença e companhia purificará para sempre a sua comprometida.

Isso é amor sincero e verdadeiro!

A despeito do que somos, Deus nos quer para sempre!

Bendita seja a Vontade do Senhor.

Aleluia! Amém.



Paulo Braga Silveira Junior – Dezembro/2013

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

" COALHADA ESPIRITUAL "


“ A FIM DE REPARTIR CONVOSCO ALGUM DOM ESPIRITUAL”
Romanos 1: 11



Durante anos o gosto azedo me foi intolerante. Por causa disso, tinha aversão por coalhadas naturais.

Depois de certa idade, contudo, o paladar muda e passamos a apreciar coisas que anteriormente odiávamos. Foi o que aconteceu comigo com respeito à cebola, pimentão, salada de berinjelas, e a tal coalhada natural.

Certa ocasião resolvemos fazer a coalhada em casa. Foi só então que descobri um segredinho: guardar um pouquinho dela que servirá de base para outras mais, realizando a fermentação necessária para a obtenção do produto.

Se você perder o coalho, não consegue fazer outros. Vai precisar adquirir outra base para dar, novamente, início à produção.

Fiquei feliz quando meus colegas quiseram fazer suas próprias coalhadas e passaram a me pedir um pouquinho da minha. Senti-me bem podendo repartir o produto com pessoas a quem eu queria bem.

Da mesma maneira, nossos dons espirituais precisam ser cuidadosamente preservados de forma a que tenhamos sempre um pouco para repartir com quem não tem. Preservando os dons estamos garantindo o sustento de que precisaremos para os embates da vida.

É a isso que o apóstolo Paulo se refere na carta aos romanos. Repartir dons espirituais, para que, reciprocamente, possa haver conforto por meio da fé mútua. Um pouquinho das experiências de fé partilhadas pode gerar grandes experiências de fé com aqueles que compartilham dela.

Por isso os dons não podem ser negligenciados. Do contrário, “morrem” por falta de cuidados. E não teremos como fazer uso deles nem como compartilhar. Ficaremos como as noivas néscias cujo azeite se acabou no momento em que o noivo estava chegando. (Mt.25)

Como você está cuidando do seu “coalho” ?


Paulo Braga Silveira Junior – Novembro/2013


terça-feira, 19 de novembro de 2013

" ENTREGA "

" Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei "
Mateus 11: 28

"Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós, é dom de Deus "
Efésios 2: 8

                                   
Senhor das águas vivas, me ofereço...
Banhar-me vem, a mente e o coração,
nos mares de tua benção...  Teu perdão!
Sem teu sustento e abrigo, aqui pereço.

                     Óh! Chama ardente de consolação...
                     Perdoa o servo teu em seu tropeço
                     e dá-me nova chance, um recomeço,
                     na estrada que conduz a redenção!
                    
Teu óleo santo, sobre mim, derrama!
Minha’lma, meu viver o amor, inflama
queimando esses grilhões...  Minha mordaça...          

                         E seguirei, então, pelo caminho
                         voltando para o lar, não mais sozinho,
                         a desfrutar, feliz, tamanha graça!



Paulo Braga Silveira Junior – Novembro/2013



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

" O LEÃO DORME "


“Se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”
Gálatas 1: 9


Nos anos 60, um grupo musical gravou uma canção chamada “The lion sleeps  tonight”, ou seja “O leão dorme esta noite”. ( http://youtu.be/_LBmUwi6mEo )

Esta música foi gravada posteriormente por diversos cantores, serviu de tema musical de alguns filmes e proporcionou uma boa renda para seus autores e intérpretes.

No entanto, o que nos diz sua letra?

“Na floresta, a imensa floresta, o leão dorme esta noite.

Perto da aldeia, a pacífica aldeia, o leão dorme esta noite

 Venha minha querida, não tenha medo, minha querida, o leão dorme esta noite.”

Profundo, não? De uma riqueza extraordinária para alcançar tamanho sucesso.

Na realidade, o que valoriza a música é a composição musical, e não a letra! O ritmo e os arranjos contribuem bastante. Daí o imenso sucesso.

Hoje, quando vejo igrejas lotadas, shows evangélicos, gravações gospel e tantas coisas mais, me lembro do “The lion sleeps  tonight”. O povo, na sua maciça maioria, gosta do envelope, sem se preocupar com o conteúdo! Se é possível dançar a música, que importa a letra!?!

 Pela televisão, as pessoas são induzidas a buscarem “n” coisas para o seu enriquecimento espiritual, menos o evangelho! Único evangelho. Suficiente evangelho, que anuncia as Boas Novas da salvação em Cristo, pela impossibilidade plena do homem em “ser bom” aos olhos de Deus.

O que foi feito do Evangelho?

Pasmo, com a mesma admiração do apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho.”

O povo corre atrás dos belos e emocionados sermões... Mas não são levados ao verdadeiro e genuíno Evangelho que mostra o quanto somos pecadores e do quanto carecemos da Graça de Cristo.

No evangelho que se anuncia ao bilhões atualmente é como se dissessem: O leão de Judá dorme hoje na floresta. Podem continuar a fazer todas as aberrações de que estão acostumados, não há perigo hoje.

Que pena. Faz sucesso!


Paulo Braga Silveira Junior – Outubro/2013
Foto: Capa do Livro de David Nicholas, Grupo Z3 de Comunicações, Associação Religiosa Imprensa da Fé, iStockphoto.


domingo, 20 de outubro de 2013

" MAIS PERTO "

" SÊ PROPÍCIO A MIM, PECADOR "

Lucas 18: 9-14



Não sou ninguém para estender o dedo
e apontar as falhas de um irmão!
Em mim também se vê condenação
e culpa, sempre a me cercar de medo.

É fácil, frente aos outros, ser cristão
nos moldes sociais, com seu enredo
de igrejas de valor mas, em segredo
é que se vê a fé no coração!

Aquele que morreu em meu lugar
traí, por muitas vezes, no falar
e no agir pensando estar correto.

Propício a mim que seja o Seu perdão
na Graça que me estende ao coração
a me levar, do amor de Deus, mais perto!


Paulo Braga Silveira Junior – Outubro/2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

" PERSEVERAR "


“Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar”
Tiago 1: 25


          Almeida comprou um carro zerinho, zerinho... Há 30 anos atrás! Era seu sonho de consumo, poder ser o primeiro a dirigir o veículo recém-fabricado e disponibilizado na concessionária. Foi a glória!
          Logo nas primeiras semanas, Almeida começou a implicar com o câmbio do veículo e com um “barulhinho” que só ele ouvia. Sabem como é... Ouvido de proprietário! Com o passar do tempo, a implicância aumentou ainda mais e a família já não aguentava as constantes explosões do Almeida por conta daquilo.
          “-Eta câmbio ruim... Ô barulho dos infernos....”
          O tempo foi passando mas Almeida não trocou de carro. Persistiu em ficar com o seu Corcel II, 1983, apesar da reclamação. Habituou-se a ele... A tal ponto que, quando experimentava outro carro, parecia sentir falta da dureza de câmbio e do tal “barulhinho” que o seu fazia. Resultado: continuou de Corcel II pelos longos 30 anos...
          Vê se o Almeida quer vender seu Corcel II?! Está tão conservadinho, tão bem cuidado e polido, tão “enxuto” que já tem colecionador rondando o Almeida para comprar o Corcel II há um tempão!!
          Ouço muita gente falar que o segredo para o sucesso passa pelo sonho e pelo empenho em ir atrás deste sonho! A vida, contudo, é soberana em seu querer, e tira os sonhos de muita gente não se fiando no querer humano. Então, desejar, anelar, sonhar e perseguir o sonho não é certeza de realização.
          O segredo para o sucesso passa pelo PERSEVERAR, como dizem, mas no perseverar na lei perfeita, na lei da liberdade, aquela que nos dá condições de entendermos se algo é bom, realmente, se é digno, se agrada a Deus, se está de acordo com os princípios religiosos e morais. O segredo da felicidade no que se realiza está vinculado à observância de preceitos e vivência real naquilo que a lei determina e observa. Sucesso, ausente da aprovação de Deus não é sucesso; é ilusão! O verdadeiro é aquele que passa pelo crivo da Vontade do Senhor e que concede o regozijo pela firme convicção de se estar fazendo o que Deus realmente quer!
          Na verdade, Almeida era feliz com seu Corcel II! Tanto que perseverou nele... E sua perseverança o coroou com a admiração e a valorização, pelos demais, do bem que ele possuía.

Paulo Braga Silveira Junior – Setembro/2013



segunda-feira, 23 de setembro de 2013

" ENTRADA E SAÍDA "


“O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre!”
Salmo 121: 8



A situação é difícil? O inimigo é mais poderoso? Não há saída ou esperanças?

Não há quem não passe por momentos assim, ou que nunca tenha experimentado a adversidade. Ela vem para todos, de muitas formas diferentes, mas com certeza se faz presente mais cedo ou mais tarde.

Nessas horas nos apegamos à fé!

Para o Salmista, as altas montanhas que o circundavam estavam vazias, não havia exércitos acampados ali que pudessem descer ao seu auxílio. Mesmo assim, ele sabia que poderia contar com Deus, o criador de todas as coisas. Aquele que as fez sabe como as coisas funcionam e pode dar um jeito na situação.

No entanto, motivo de algumas frustrações e decepções, afirmativas do Salmo 121 precisam ser melhor entendidas.

Quando o salmista diz que Deus não permitirá que os nossos pés vacilem, que não dormitará o guarda de Israel, quando afirma que de dia não nos molestará o sol, nem de noite a lua, algumas pessoas se apropriam disto como um escudo invisível e alimentam fé numa proteção que não é bem assim. Vejamos:

Davi, o grande rei de Israel, era homem segundo o coração de Deus, ou seja, um homem cujos sentimentos e fé estavam de acordo com o que o Senhor espera de um servo Seu. No entanto, mesmo depois de vencer a Golias, de experimentar vitórias nos campos e batalha e sair delas ileso, depois de perseguido por Saul e ter a vida em risco por várias situações, vemos Davi tropeçar, adulterar, cair na tentação. Como pode? Deus não estaria vigiando para que ele não tropeçasse?

A alguns anos atrás, uma congregação estava louvando ao Senhor, cantando e salmodiando o Deus Criador de todas as coisas, partilhando a comunhão e a Palavra, quando o teto desabou sobre eles e a grande maioria dos que estavam ali, inclusive famílias inteiras, pereceram! Numa outra congregação, uma criança foi encontrada morta dentro da piscina batismal após ter sido estuprada durante um culto. A escritora do livro “Anjos” conheceu a graça do Senhor após passar pela horrível experiência de ter sido violentada, ela que venerava anjos e sabia que “o anjo do Senhor se acampa ao redor daqueles que O amam, e os livra”. Minha irmã, de sangue e de fé, angustiada e depressiva, jogou-se do 17º andar de um flat, em Belo Horizonte. Nada a deteve... Nada a impediu da queda. Em Santa Maria, neste ano, inúmeros jovens perderam a vida num incêndio numa boite, filhos cujos pais depositaram a segurança e a proteção nas mãos do Senhor!

Os planos de Deus, e grande parte de Suas promessas, não se restringem às questões temporais. Não há tempo para Deus! Para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. ( II Pedro 3: 8)

Suas promessas serão completas e compreendidas na extensão plena na Eternidade que nos aguarda. O Salmista ensina que podemos ter certeza plena: “O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre”. Não há nada que aqui nos aconteça, não há mal algum da vida secular, que possa impedir o Senhor de nos acolher na Sua glória eterna e cumprir fielmente todas as Suas promessas para com o Seu povo.

Como afirmou Paulo: “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem as do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 8: 38-39)

O Senhor nos guarda, apesar dos infortúnios, desgraças, derrotas e sofrer desta vida.

Ele mesmo nos prometeu: “ enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor.” Porque o Senhor guardou a entrada e a saída, desde agora e para todo o sempre.

Amém!


terça-feira, 10 de setembro de 2013

" ARREPENDEI-VOS "


Arrependei-vos porque é chegado o reino!
(Mt. 4: 17)


Foi assim que Cristo Jesus iniciou o seu ministério entre os homens. Uma mensagem clara, precisa, sem chance de confusão ou dúvidas. Nenhuma complexidade de ordem doutrinária... Nenhuma divergência teológica... Nenhuma revelação necessitada de estudos, intelectualidade, erudição.

O cerne da condição humana é a degradação plena. O homem, por si só, é incapaz de atitudes, sentimentos ou pensamentos que sejam agradáveis aos olhos de Deus. O caminho do homem é mau. Não há quem faça o bem, não há um sequer (Rm. 3).

Arrepender-se é diferente de ter remorso! O remorso destrói, leva à morte, o remorso, por si só, não diz muita coisa. Sentimos o remorso mas, se tivermos condições, praticamos as ações das quais temos remorso. Já o arrependimento não: ele é construtivo... Ele salva... Ele gera mudança de pensamento, de atitude, de sentimentos...

O homem que se arrepende genuinamente não volta a praticar o erro. Sua maneira de olhar para o mal o leva a fugir dele; a evita-lo.

O grande erro das igrejas contemporâneas reside no fato de não mais enfatizar a necessidade de arrependimento e, principalmente, de não pregar a Cristo como o Evangelho das Boas Novas. Depositam no homem a capacidade de fazer o bem, de buscar a santidade, de prosperar mediante uma fidelidade que o homem não tem, de fato e de verdade!

Somente a Graça é suficiente. Somente ela leva o homem ao genuíno e verdadeiro arrependimento e envolvendo-o na compreensão do que Cristo fez em nosso lugar. Pela Graça entendemos a Ressurreição de Jesus e o que ela reflete a nós.

Ainda hoje é mister clamar: Arrependei-vos!


Paulo Braga Silveira Junior - Setembro/2013




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

" ONDE TE LEVA "


“ Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor 
Jonas 1 : 3





      A Lei de Deus é Lei de Amor! 
     Está simplificada em dois grandes mandamentos: “Amarás ao Teu Deus acima de todas as coisas, com todo o teu ser, com todo o teu coração” e “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
     A história de Jonas nos traz alguns aspectos únicos, que merecem nossa observação e consideração. Devemos lembrar que este homem era um profeta do Senhor, Deus Altíssimo. Um homem espiritual, homem de fé. Ele conhecia a Deus e sabia sobre o amor e as misericórdias do Senhor.
      A despeito disto, como homem que era, Jonas mantinha em seu coração mágoas e rancores que se manifestam quando Deus o manda ir a Nínive, nossa conhecida Assíria, para anunciar morte e destruição. Sua pátria, Israel, já sofrera várias tentativas de invasão pelos Ninivitas. Jonas, conhecedor das misericórdias do Senhor, não queria a conversão de Nínive, nem tão pouco que a Graça e o Perdão de Deus se estendessem a eles. Por isso, quando mandado ir profetizar àquele povo, Jonas se dispõe, sim, mas para fugir da presença do Senhor em sentido contrário a Nínive, seguindo para Társis.
     Mas, a Vontade do Senhor é Soberana. A história nos conta como as intenções do profeta afetaram seus parceiros de viagem, como ele é atirado ao mar para aplacar a tempestade e como   Jonas foi parar no ventre de um grande peixe, onde permaneceu por 3 longos dias.
      Jonas é a igreja de hoje, mandada a ir ao mundo anunciar as boas novas da Salvação, mas que, contrário a isso, vem julgando os homens e condenando aqueles que consideram “pecadores”.
      Jonas sou eu e você! 
     Quando olhamos a sociedade em que vivemos, com seus deslizes morais, suas injustiças, seus desmandos e vícios, somos tentados a, ao invés de anunciar a graça, pregar a condenação! Mandamos para o inferno aqueles que não se amoldam aos perfis da igreja instituída e visível. Queremos mais que eles se ferrem, se danem, que pereçam... Como Jonas desejou!
     Mas, a Graça é Graça! E o amor de Deus, infinito e eterno, providencia os meios para que Sua Palavra alcance Nínive e ali, num só dia, mais de 150 mil homens são salvos pelo poder do Senhor. Jonas é levado, de carona pela baleia, até onde deveria estar e onde deveria exercer seu dom profético.
     Meu leitor:
     Faça planos... Especule seus conceitos e suas crenças! Contudo, lembre-se que o Senhor vai executar a Sua vontade independente do que você escolher fazer! E vai te levar, no Seu Espírito, exatamente para onde Ele quer que você exerça os seus dons. 
     A lei do amor vai predominar! E o Senhor há de ser glorificado por ela!
     Aleluia! Amém....
                                                                                 “ COMO JONAS “

Alguns lhe dão o nome de Destino
e querem, estes tais, manipulá-lo
julgando- o controlar, assim, de estalo;
ao bel prazer do que lhes vem a tino.

             De Sorte chamam, outros, o regalo            
             que têm no viver em desatino            
             vivendo ao léu; alheios ao divino...            
             E sem o compreender do que lhes falo!

Qualquer que seja a mente, em nada muda
o fato de que a vida faz miúda
a escolha que propomos por penhor.
            
             Por vezes vamos nós, sem bujarrona,            
             no ventre da baleia... De carona...            
             pra onde nos quiser, de Deus, o amor!

Paulo Braga Silveira Junior – Setembro/2013



segunda-feira, 26 de agosto de 2013

" A VOZ QUE FALA POR VOCE "


“E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é Ele que segundo Deus intercede pelos santos.” 
Romanos 8: 27




      No final deste meu blog há uma música chamada “VOICE OF TRUTH” (http://www.youtube.com/watch?v=syZN8rq28yI&feature=player_embedded#t=11 ) que me toca o coração toda vez que a ouço. Sou um espelho deste ser, muita vez apontado como fracasso, derrota, insucesso...
          Eu creio na oração dos santos, na união da igreja, no conforto da palavra testemunhada... Mas, na hora difícil e no momento da tempestade, eu creio intensamente que é a Voz do Espírito, a Voz da Verdade que fala mais alto, que me coloca no colo do Senhor e que, efetivamente, me consola.
          Há instantes na vida de cada um em que somos apenas nós. Faltam os amigos... Faltam os familiares... Faltam os recursos... Solidão nos rodeia. Medo... Morte... Incerteza...
          Nessa hora só há uma fonte a nos sedentar, um só som que nos alcança a alma, um só poder capaz de nos recolocar em pé: o Espírito Santo. É Ele que, junto ao trono de Deus, intercede por nós e a nosso favor. É somente Ele que conhece totalmente nossas necessidades. Ele é o Único que sabe o que pedir por nós ao Senhor e o de que realmente precisamos.
          Eu me alegraria se você ouvisse a música. Mais ainda, se permitisse que, nesse instante, seu coração prestasse atenção à Voz da Verdade, e que você permitisse que o Senhor fosse à frente de você em sua batalha. Para a Honra e a Glória do Senhor!
           Eu não sei de que você precisa. Mas o Senhor, Deus Espírito Santo, sabe! Ele está, neste mesmo instante, intercedendo por você. Louve-O, e seu coração achará paz.


Paulo Braga Silveira Junior – Agosto de 2013


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

" TOMAI POSSE "


“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”

Mt. 25:34

“Desde o momento que se nasce já se começa a morrer!”

Creio que a primeira vez que ouvi esta frase foi lá pela década de 70! O impacto foi grande. Jovem, cheio de vida, uma estrada longa pela frente... Pensar que o meu fim já estava em andamento foi motivo de reflexões e de preocupações.

Meado dos anos 70 me decidi pelo Senhor Jesus! Embora filho de crentes, foi nessa época que meu compromisso com o Reino de Deus tomou corpo e dedicação. Eu começava, então, a compreender o meu caminho de volta ao Lar.

Muitas águas passaram por debaixo desta ponte, desde então. A formação profissional... Casamento... Filhos... Mudanças de emprego... Separação... Luto... Enfim, a caminhada foi marcada por momentos, todos eles com a presença e o fortalecimento dAquele a quem abraçara com fé.

Meus olhos descortinam o que me espera no porvir!

Eu creio na promessa do Senhor, no dia em que ouvirei de seus próprios lábios o convite supremo: “possuí por herança o reino”! A mim... Pobre pecador!

Não mais me preocupa o caminho de volta ao lar. Eu sei que a Graça do Senhor me alcançou e que Ele mesmo me conduz pela estrada até o grande dia!


                                        " VIVER, DE VOLTA "

Mandado fui aqui pela vontade
fiel e soberana do Senhor
que nunca me negou do Seu amor
além de não faltar-me com a verdade.

      Família concedeu-me, de valor 
      tamanho e sem igual; de integridade;
      que semeou, com fé e com bondade,
      toda esperança no bom Salvador!

Segui, então, os passos pela vida
na luta que, de mim, foi requerida
a fim, do coração, me lapidar. 

       Peregrinando sigo o meu caminho
       a perceber que bem - e com carinho - 
       meus pés me levam, já, de volta ao lar!




Paulo Braga Silveira Junior – Agosto/2013





segunda-feira, 22 de julho de 2013

" EXEMPLOS "

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.”
(Mt. 5: 16)


Neste fim de semana assisti a uma entrevista com o Giba, jogador da seleção brasileira de vôlei. Falava sobre sua carreira repleta de sucesso e de glórias!

Um episódio, contudo, marcou a carreira do atleta quando, há alguns anos atrás, ele foi pego num exame de doping pelo uso indevido de substancias proibidas (no seu caso, uso de maconha).

A humildade e o espírito de superação o levaram a seguir adiante na carreira, deixando a conduta errada, assumindo uma postura correta,  abrilhantando a equipe brasileira com um vôlei de alta qualidade e conquistando a indicação de melhor atleta na sua categoria.

Um ponto significativo na entrevista me chamou a atenção. Giba disse que, certa ocasião esteve com um menino que lutava contra um câncer. Acompanhando a carreira do atleta, o menino disse a ele que, da mesma maneira como ele havia superado suas dificuldades na vida desportista, ele, garoto, também iria superar a sua luta contra a enfermidade e que, quando isso acontecesse, ele encontraria o Giba onde estivesse para lhe mostrar que havia conseguido.

Um dia, em Brasília, ele estava em meio a um treno da seleção quando foi interrompido por um rapaz que vinha procurá-lo. A emoção tomou conta quando descobriu tratar-se daquele menino que agora vinha lhe mostrar que vencera a batalha e estava remido. E o atleta acrescentou:

- Fiquei comovido. Percebi que nossa conduta afeta a vida de outras pessoas e temos de estar atentos a isso!

Verdade!

Nosso Senhor Jesus Cristo disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5: 16)

O nosso agir influencia... Deixa marcas... Motiva o proceder de outros... Por isso devemos nos conduzir de forma a que as pessoas olhem o que fazemos e queiram imitar, glorificando a Deus e enaltecendo o Seu Santo Nome!

Brilhar de forma intensa, amorosa, refletir o brilho de Cristo de maneira que outras pessoas se acheguem ao convite da Graça e se rendam ao chamado do Espírito. Assim procedendo estaremos amando como o Filho de Deus nos amou primeiro!





Paulo Braga Silveira Junior – Julho/2013

segunda-feira, 15 de julho de 2013

" O PÃO NOSSO "

“ O pão nosso, de cada dia, dai-nos hoje”
Mateus 6: 11



Cotton Mather afirmou: “Em nossas ocupações estendemos nossas redes, mas é Deus quem põe nas nossas redes tudo que vem nelas.” (Sober Sentiments – Perry, p.312)
E é assim mesmo! Por mais que o homem queira se vangloriar de seus feitos e de suas conquistas, a verdade é que todo empenho, todo esforço, toda dedicação que o homem possa colocar nas obras que realiza que lhe rendem o sustento e a manutenção, dependem essencialmente das condições propicias que só se concretizam através da graça e da misericórdia de Deus.
O despertar pela manhã já é uma dádiva!
A saúde e a capacidade intelectual acompanham a dádiva dos céus.
Desde o Éden, o trabalho é dado por Deus para o bem estar do homem e para a sua saúde e manutenção. Devemos entender, então, que a razão de ser do trabalho é para que, através dele, sirvamos a Deus e beneficiemos ao nosso próximo. As consequências disto agradam o Espírito do Senhor e, por intermédio do trabalho digno, honesto e bem feito, glorificamos ao Pai e despertamos no nosso próximo o louvor que Lhe é devido!
O objetivo do trabalho não é a vanglória, a riqueza, a prosperidade material, mas através dele mostramos a nossa dedicação e gratidão em servir ao Criador, que nos capacitou e nos direcionou na seara.
Por isso, ao pedirmos ao Pai que nos conceda o pão de cada dia, não só estamos buscando a saúde para o corpo e para a manutenção da vida como também estamos rogando que o Senhor aceite o nosso trabalho humilde como forma de gratidão e louvor. O fruto disto, o pão, reflete a benção do Senhor sobre Seus filhos, o Seu cuidado, e nos induz à satisfação da alma, da mente e do corpo, no trabalho que foi direcionado por Deus para que executássemos.
Ao desejarmos o pão de cada dia, dizemos a Deus que aceitamos o trabalho que Ele nos concedeu e que bendizemos as consequências que este trabalho nos traz, porque com ele honramos o Senhor do Sustento e da Vida!

Paulo Braga Silveira Junior – Julho/2013



segunda-feira, 1 de julho de 2013

" PRECES "

“Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”

Efésios 6:18


Costumo começar o meu dia de trabalho com a leitura de um guia devocional. Suas mensagens me levam a meditar sobre a Palavra de Deus e a buscar, em espírito, a comunhão com o Senhor.


Os textos escolhidos pelos editores chegam do mundo todo. Apesar da diversidade de cultura e de costumes, o povo de Deus é semelhante em suas lutas e percalços, como também na firmeza de fé, de esperança e de amor. Por isso mesmo, cada dia a mensagem é propícia não só a mim, como à grande maioria dos leitores.

Fico impressionado como, mesmo tendo sido a experiência de um indivíduo lá do outro lado do mundo, a mensagem me chega não só atual como perfeitamente correta para com a minha própria situação de vida. Assim me identifico com a lida de meus semelhantes e com a maneira deles lidarem no relacionamento pessoal com Deus. Apesar das diferenças, somos um mesmo povo, sob o amor e a graça de um mesmo Senhor, alimentados e sustentados no poder do mesmo Espírito.

O guia devocional termina sempre com uma oração.

Percebo que muita gente, espalhada pelo mundo todo, naquele dia está orando por mim da mesma forma com oro por eles e por suas lutas e vitórias. Ao agirmos assim, compreendemos que a batalha contra os principados e potestades não mais nos atemoriza e que a força para vencermos nos chega, a todos, pela oração constante, fruto do agir do Santo Espírito em nossos corações. E, no Espírito, a vitória é certa!





Paulo Braga Silveira Junior – Julho/2013